ALGUMAS RAZÕES PELAS QUAIS HÁ POUCA CAÇA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

ALGUMAS RAZÕES PELAS QUAIS HÁ POUCA CAÇA

Mensagem por Admin em Qua 15 Fev 2017, 23:41

Amigos,

Antes de colocar a Proposta de Lei da Caça que fiz há alguns anos, e que enviei a 2 Governos, quero fazer  algumas considerações sobre o que fiz, e sobre o que penso, pedindo a cada um de vós, que não me julguem sem primeiro pensarem bem.

Nós,  vivíamos num regime de caça dita livre, porque todos os caçadores, independentemente da sua posição social, podiam caçar em qualquer terreno que não estivesse sujeito a regimes especiais, mas, na realidade não era Livre porque necessitávamos de uma autorização, ao que se chama Licença. Foi assim, creio que desde que a Caça em Portugal começou a ter regras, até alguns anos depois do 25 de Abril de 1974. Para isso, contribuiu a influência do que faziam em Espanha, com a grande diferença relacionada com a muito maior área de terreno de Caça existente em Espanha !
Antigamente, e vou para os anos em que comecei a caçar, (1955 com arma), nos arredores do Porto, como seria natural, não havia quase caça nenhuma. No entanto, a 1ª perdiz que eu matei, ( com o 1º tiro que dei na minha vida, numa ave voando, o que deve ser caso único), foi a cerca de 5 Km da cidade. Basta dizer que fui e vim, a pé, tal como fui outras vezes.
No Alentejo havia bastante caça. Tinha uns amigos a cerca de 1 km de mim, que deveriam ir umas 3 vezes por ano ao Alentejo e traziam dezenas de coelhos e algumas lebres! Não eram caçadores de perdiz. Por vezes, até se davam ao luxo de caçarem apenas com cães, incluindo galgos! Eu adorava vê-los chegar e pendurarem a caça numa janela ! Era uma família muito vaidosa ! Isto acontecia, alguns anos antes de eu começar a caçar, ou seja, deveria ser pelos anos de 1949 e seguintes, era eu um menino com 10 anos que já me sentia atraído pelo que via !
Em Trás-os-Montes também havia bastante, lá para Bragança e arredores, Mogadouro, e de um modo geral por toda aquela vasta região, embora em menor quantidade que que em algumas regiões alentejanas! Pode dizer-se que havia muita caça, mas também acontecia sairmos para lá, e regressarmos com poucas peças ! E se o Caçador era fraco atirador ou principiante, várias eram as vezes que regressava com o "prego" !
Mas, como eu disse, estávamos em meados da década de 50 do século XX. Nesse tempo................»»»»»»  

Amigos, o resto deste texto está em fórum invisível. Só pode ser visto e lido por membros registados neste Fórum. O registo é muito fácil de fazer. necessita apenas de um email e de seguirem as instruções. Como podem verificar, este fórum é bastante anterior a alguns grupos relacionados com Caça, e foi criado no seguimento de outro criado muito antes de ter aparecido o Facefook, só que nessa altura, eram pouquíssimos os caçadores que andavam pela Internet. A grande maioria nem tinha Internet ! Portanto, a minha intenção não tem como objectivo, ou intenção de concorrer com ninguém, portanto, com nenhum Grupo existente no Facebook.  O que eu acho, e creio estar certo, é que se alguém deseja mesmo discutir e tratar de assuntos que possam levar a uma alteração das Leis da Caça, o Facebook, não é o melhor lugar. E realmente bom para outras coisas, mas para assuntos como este não. Nós aqui, ou num outro fórum qualquer, criamos fóruns destinados a temas gerais, e depois Tópicos específicos onde cada um pode manifestar as suas ideias, com a particularidade de, em qualquer momento, cada um de nós, poder localizar rapidamente os textos colocados, enquanto que no Facebook, isso é muito difícil ! Pelo menos eu, não consigo sem estar a puxar acima imensas publicações que me levam a desistir daquilo que procuro rever.

Quero ainda dizer-vos que recuperei do SAPO, alguns textos do meu antigo Site que se chamava PORTUGAL CINEGÉTICO e que esteve na Internet desde 2002 até 2014 !... Portanto, como podem ver eu não apareci agora por cá ! São textos que estou a tentar recuperar por imagem, uma vez que não consigo descodificar-los ! Textos que quero colocar num suporte para entregar ao meu neto que tem actualmente 7 anos e meio e que há dias, ficou muito surpreendido quando eu lhe disse que era caçador !

Amigos, ninguém é obrigado a estar de acordo com o que eu digo, tal como ninguém é obrigado a registar-se no meu fórum, mas para saberem o que são as minhas propostas, e poderem discuti-las,terão de o fazer.

O meu abraço parta todos,

Luís Pires da Silva

Admin
Admin

Ver perfil do usuário http://coutadalivre.forumeiros.com

Re: ALGUMAS RAZÕES PELAS QUAIS HÁ POUCA CAÇA

Mensagem por Admin em Qua 05 Abr 2017, 19:41

Porque razão chamei a este Fórum COUTADA LIVRE, e porque dei o nome ao Grupo que criei no Facebook, CAÇAR EM COUTADA LIVRE ?

Muito fácil de entenderem, penso eu, e explicável em poucas palavras:

Se os caçadores dizem que nas coutadas há muita caça, ( por acaso em algumas isso até nem será verdade ), então, porque razão nelas existe e no terreno livre não ?

A resposta todos a sabem: Porque nas coutadas há quem zele pelo equilíbrio das espécies, fazendo repovoamentos, alimentando principalmente as perdizes, colocando comedouros e bebedouros, enfim, tratando a Caça, de modo a manter os efectivos e se possível aumentá-los. Aliás, uma boa gestão, terá sempre de aumentar os efectivos em relação ao ano anterior.

Sendo assim, porque razão, os caçadores não fazem o mesmo em relação às espécies do Terreno Livre e, não transformam este terreno numa autentica coutada onde todos, possam ter Caça com alguma abundância, à semelhança do que acontece nas coutadas ? Assim, todos aqueles que não fazem parte de outras zonas de caça, passariam a ter a sua COUTADA LIVRE, embora em sentido figurado !

Vamos então criar a nossa COUTADA LIVRE ?...Para mim, creio ser a única solução para resolver o problema da falta de caça no terreno livre.

Admin
Admin

Ver perfil do usuário http://coutadalivre.forumeiros.com

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: